Sustentabilidade - Social

Sustentabilidade Social

Por definição, sustentabilidade social é um conjunto de ações que tem como propósito melhorar a qualidade de vida da população como um todo, visando reduzir as desigualdades sociais e ampliar o acesso aos direitos e serviços básicos, como educação e saúde, por exemplo. Porém, é bom ressaltar que ações socialmente sustentáveis não são importantes apenas para as pessoas de mais baixa renda, uma vez que, assim que colocadas em prática, acabam por favorecer a vida de toda a população, indiscriminadamente. 

É importante reforçar que a sustentabilidade social, assim como a ambiental, depende também de todos, cada um devendo fazer a sua parte e estimular os outros a fazerem o mesmo, já que a mobilização é um fator muito importante para a efetivação dessas propostas. É com base nestes ideais que o Hospital São José criou e mantém dois projetos sociais que auxiliam os pacientes, familiares e acompanhantes durante o período de tratamento no Hospital.

Um dos projetos é a Casa São José, uma iniciativa da Associação de Voluntários do Hospital São José (AVSJ) e seus grupos de voluntários, que foi inaugurada em abril de 2017. A Casa São José acolhe e dá apoio, de forma gratuita, a pacientes em tratamento no setor de Oncologia e acompanhantes de pacientes internados e que necessitam de permanência próxima ao Hospital São José. Para saber mais sobre este lindo projeto, clique aqui.

Outro projeto de extrema relevância para o HSJ é o Conforto Oncológico que desde 2010. Um espaço cuidadosamente desenvolvido para acolher pacientes e acompanhantes provenientes de outros municípios para os quais o HSJ é referência para o tratamento oncológico. Muitos destes pacientes vêm com o transporte do município e passam o dia inteiro no hospital, e este espaço possibilita que tenham um local de descanso, acolhimento e alimentação fornecida pelo HSJ. Para saber mais sobre este lindo projeto, clique aqui.