Assistência Psicossocial

Pensando no cuidado integral de pacientes e familiares, o Hospital São José possui em seu quadro profissionais das áreas de assistência social e psicologia. No âmbito da assistência social, o objetivo está em fornecer informações referentes aos direitos sociais dos usuários e esclarecer sobre os recursos que podem ser utilizados em prol do paciente.  O assistente social coloca em pauta a importância do envolvimento de todos, desde o diagnóstico da doença até a conclusão do tratamento.

As demandas, nessa especialidade, surgem tanto de forma espontânea, como através de encaminhamento da equipe multidisciplinar do hospital.  Assim, é fundamental o suporte oferecido por voluntários e pela própria comunidade, pois ambos auxiliam em projetos, eventos e na doação de recursos materiais.

Em conjunto com o assistente social, atua o profissional da psicologia. Ele tem papel fundamental em momentos de dor, luto e de enfrentamento de doenças. Desde o momento do comunicado de notícias relacionadas a perdas e enfermidades, pacientes e familiares contam com avaliação psicológica, acompanhamento e terapias. Em alguns casos, ainda são trabalhados aspectos como reabilitação e motivação à aderência ao tratamento.