RESIDÊNCIA MÉDICA

No dia 02 de março de 2015 iniciou no Hospital São Jose as atividades da Residência Médica. A RM é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. Funciona em instituições de saúde, sob a orientação de profissionais médicos.

Cumprido integralmente dentro de uma determinada especialidade, o Programa de Residência Médica - PRM confere ao médico residente o título de especialista. A expressão "residência médica" só pode ser empregada para programas que sejam credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica - CNRM (órgão de determina as normas para uma residência médica).

COREME

Para os profissionais que optam pela instituição, mais do que aprendizado, é fornecida a oportunidade de conhecimento que pode ser adquirido pelo corpo clínico da instituição gabaritado e composto por nomes que se destacam em suas áreas, do qual fazem parte os médicos preceptores, supervisores e coordenadores da COREME (Comissão de Residência Médica).

Em 2019 iniciará a 5ª turma de residência, sendo disponibilizadas 4 vagas para a especialidade de clínica médica e 3 vagas para cirurgia geral. Todos os candidatos são selecionados por concurso realizado pela Associação Catarinense de Medicina (ACM) e após é feita a análise de currículo e a entrevista.

Ambas as residências têm duração de 3 anos e estes profissionais irão atuar nos Setores de Internação, Centro Cirúrgico, Ambulatórios, Pronto Socorro e na UTI do Hospital São José. Porém a atuação sairá do ambiente hospitalar, atuando também em algumas Unidades Básicas de Saúde, na Policlínica (ambulatório de especialidades) da Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul e em alguns setores do Hospital e Maternidade Jaraguá.

Também estão incluídas na residência médica aulas teóricas, seminários, discussão de casos clínicos, realização de protocolos e cursos relativos às áreas de atuação, com os profissionais médicos envolvidos.

Para saber mais sobre o Hospital São José, clique aqui