Programa Nacional de Atenção Oncológica

24/11/2017 - Notícias

Programa Nacional de Atenção Oncológica

Instituídos pela Lei nº 12.715/2012, o Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica - PRONON e o Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência - PRONAS/PCD foram implantados pelo Ministério da Saúde para incentivar ações e serviços desenvolvidos por entidades, associações e fundações privadas sem fins lucrativos, no campo da oncologia e da pessoa com deficiência. Pessoas físicas e jurídicas que contribuírem com doações para projetos nessas duas áreas poderão se beneficiar de deduções fiscais no Imposto de Renda. Os programas trazem benefícios para o SUS, assegurando o acesso universal e igualitário à saúde.

Neste contexto, o Hospital São José está credenciado junto ao Ministério da Saúde, apto à captação de recursos e execução de projetos no âmbito do PRONON. Em agosto de2017 executou seu primeiro projeto aprovado pelo Ministério da Saúde, intitulado Sistema de Planejamento e Gerenciamento no Tratamento de Radioterapia, que vem ampliar a capacidade de atendimento no tratamento radioterápico no Hospital.

Neste sentido, o Hospital São José encontra-se ainda mais preparado, contando com especialistas e equipamentos médicos modernos, propiciando atendimento multiprofissional em benefício do cliente oncológico.

A Radioterapia conta com Acelerador Linear e Sistema de Planejamento Computadorizado, utilizando imagens de Ressonância Nuclear Magnética e Tomografia Computadorizada e oferecendo, ao usuário, tecnologia de vanguarda no tratamento de tumores, contribuindo para a melhoria do controle da enfermidade, bem como reduzindo os efeitos colaterais advindos desses tratamentos.

O projeto foi viabilizado pelo Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON), lei de incentivo fiscal do Ministério da Saúde, com repasse de impostos devidos dos parceiros Baungarten, Condor, Drogaria Catarinense, Duas Rodas, Gomes da Costa, Grupo Kyly, Lunelli, Metalnox, Metisa, Nanete Têxtil, PAN Seguros, Tigre, Urbano, WEG e, ainda, pessoas físicas, que somaram R$ 622 mil.

A equipe do Hospital São José agradece publicamente o apoio de todas as empresas e pessoas físicas que destinaram recursos para este projeto: com o apoio de vocês qualificamos ainda mais o atendimento prestado à comunidade na área oncológica, mantendo o atendimento do Hospital São José como referencia em tratamento do câncer.