Hospital São José forma nova turma de Residência Médica

23/02/2018 - Eventos

Hospital São José forma nova turma de Residência Médica

No dia 22 de fevereiro, as 20h aconteceu a Cerimônia de Formatura da 2ª turma de Residência Médica do HSJ, formando 7 médicos nas especializações de Clínica Médica (4) e Cirurgia Geral (3). A cerimônia aconteceu no Auditório do HSJ e contou com a participação do Conselho Deliberativo da AHSJ-JS, Direção, os médicos formandos e seus familiares, médicos preceptores, médicos do Corpo Clínico e equipe de colaboradores do HSJ. Após, todos foram recepcionados no 2º andar do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) para o coquetel de confraternização.

A residência médica no Brasil é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de ensino e treinamento prático com duração de 2 anos. Funcionando em instituições de saúde, os pós-graduandos realizam atividades profissionais sob a orientação de médicos especialistas na área desejada, designados como preceptores. A Residência Médica no Município de Jaraguá do Sul iniciou em 20 de fevereiro de 2012 com a formação das equipes de preceptores nas áreas médicas necessárias, com o apoio da Católica de Santa Catarina para os encaminhamentos burocráticos.

Com entendimentos havidos entre os participantes, ficou definido que o Hospital São José abrigaria as especialidades de Clínica Médica e Cirurgia Geral, disponibilizando todos os anos 7 novas vagas, sendo 3 para Cirurgia Geral e 4 para Clínica Médica. Essa turma que se formou no dia 22 teve início em março de 2016. Em março de 2017 iniciou a 3ª turma de Residência Médica e nos dias 01 e 02 de março deste ano haverá a recepção e integração da 4ª turma de RM, que se formará em 2020.