2ª Semana do Voluntariado do Hospital São José

09/08/2017 - Eventos

2ª Semana do Voluntariado do Hospital São José

A Associação de Voluntários do Hospital São José (AVSJ) promoveu a 2ª Semana do Voluntariado do HSJ com atividades nos dias 24, 25, 27 e 28/08 - data que é comemorado o Dia Nacional do Voluntariado. No dia 24.08 aconteceu uma apresentação especial da Orquestra Filarmônica da SCAR, em homenagem aos voluntários do HSJ. Além dos voluntários, foram convidados seus familiares e colaboradores do hospital para prestigiar o Concerto "Brasilíssima". Antes da apresentação, o presidente da AVSJ, Joe Gieseler apresentou aos voluntários o trabalho finalizado da construção das marcas de cada grupo. Durante a apresentação da orquestra, voluntários foram sorteados para uma experiência única: ouvir a apresentação sentados ao lados dos músicos, em cima do palco. Uma noite que com certeza ficará marcada pelo encantamento da música erudita. 

No dia 25.08 voluntários e membros da Comissão de Voluntários do HSJ participaram do Encontro Estadual de Voluntários da Saúde, que aconteceu em Ituporanga/SC. A Comissão de Voluntários apresentou o case da Casa São José, inaugurada em março deste ano e cuja inspiração veio do Encontro Estadual de Voluntários da Saúde de 2016, que aconteceu em Jaraguá do Sul, no Parque Malwee. Na ocasião, voluntárias do Hospital Regional São Paulo de Xanxerê apresentaram a Casa de Acolhida Santa Bernarda e os membros da Comissão de Voluntários que estavam presentes trouxeram a ideia para o HSJ.

Domingo, dia 27.08 foi feita uma Missa em Ação de Graças em comemoração ao Dia Nacional do Voluntariado, na Igreja Matriz São Sebastião. E no dia 28.08 foi realizada a primeira edição do evento - Seja Voluntário, Seja Feliz  -um encontro para a apresentação da AVSJ e de seus grupos para pessoas interessadas em atuar como voluntárias no HSJ.

28 de Agosto - Dia Nacional do Voluntariado

Instituído pela Lei nº 7.352, de 28 de agosto de 1985, o Dia Nacional do Voluntariado busca reconhecer e destacar o trabalho das pessoas que doam tempo, trabalho e talento, de maneira voluntária, para causas de interesse social e para o bem da comunidade. O trabalho voluntário é regido por alguns princípios, como solidariedade; participação; cooperação, com a junção de esforços entre a organização social e o voluntário; complementaridade, com o serviço voluntário complementando a ação da organização; gratuidade, já que o voluntário não é remunerado; responsabilidade; e convergência, devendo haver harmonia entre os ideais do voluntário e da organização.

Dentro dos hospitais o trabalho voluntário vem para agregar um olhar diferenciado e contribuir na humanização, realizando atividades em que proporcionam bem estar aos pacientes e aos seus acompanhantes. Os motivos que levam uma pessoa a se tornar voluntário são vários e diferentes; uns como retribuição do muito que o hospital ofereceu a si mesmo, ou a um parente, ou amigo. Outros, por solidariedade, doam seu tempo em favor do próximo, mas, todos são movidos por um sentimento que os unifica: o amor incondicional a Deus e ao ser humano seja ele quem for.

O Voluntariado no Hospital São José

O Hospital São José nasceu do voluntariado. Em 1926 um grupo de taxistas, na época chamados "Chauffeurs" ou pracistas, se uniram e formaram uma associação para arrecadar fundos para construção de um Hospital, com a presença dos Padres Dehonianos. Eram feitas festas e rifas para arrecadar verbas. A entidade finalizou a obra e a entregou à comunidade em 22 de novembro de 1936, cuja inauguração foi marcada por uma festa popular beneficente. Sob a administração do Padre Alberto Jakobs, foi instituído um conselho administrativo, com estatuto e regulamento.

Em 1960 as irmãs da Sociedade Divina Providência (SDP) assumiram a direção do Hospital. As religiosas passaram a realizar melhorias e obras para atender com mais qualidade a comunidade. Diante do desenvolvimento e crescimento acelerado de Jaraguá do Sul e das cidades da região do Vale do Itapocu, em 2004, por meio da criação de um Conselho Deliberativo, foi firmada uma importante parceria entre a SDP e a Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (ACIJS), empresários e profissionais de diversas áreas se dedicam voluntariamente ao trabalho de gerir os recursos e planejar o crescimento do Hospital. Em outubro de 2010, foi criada a Associação Hospitalar São José de Jaraguá do Sul (AHSJ-JS), que passou a responder pela organização e execução das atividades promovidas pelo complexo hospitalar.

O primeiro grupo de voluntários surgiu na década de 80. De lá pra cá diversos grupos foram criados para atender as mais diversas necessidades. O trabalho incansável e exemplar de dezenas de pessoas que atuam nos grupos auxilia na humanização do trabalho hospitalar e leva carinho e conforto para pacientes, acompanhantes, familiares e profissionais da saúde.

Em março de 2017 foi criada a Associação de Voluntários do Hospital São José de Jaraguá do Sul – AVSJ – com o objetivo de normatizar o trabalho, auxiliar no crescimento das atividades do diversos grupos e criar novos grupos e novas atividades.

Hoje são nove grupos atuando no hospital, cada um com sua missão definida e visão de futuro desenhada. Com objetivos nobres e muito trabalho a ser feito, a marca desses grupos é o amor ao próximo e a dedicação, comprometimento e vontade genuína de compartilhar amor e fé com todos.

E nessa data especial em que se comemora o Dia Nacional do Voluntariado, o Hospital São José agradece o carinho de quem tanto se dedica, reforçando o compromisso de atuar em conjunto para que esse trabalho fantástico continue, progrida e gera ainda muitos outros frutos.