Perguntas Frequentes

A partir de qual idade o paciente pode receber atendimento no Pronto Socorro?

R: O Pronto Socorro do HSJ é referência em Urgência e Emergência Adulto e atendemos a partir de 12 anos completo. Abaixo dessa idade o paciente deverá se dirigir ao Hospital e Maternidade Jaraguá.

Como funciona a classificação dos pacientes no Pronto Socorro?

R: O procedimento é realizado pelo Enfermeiro Acolhedor, conforme os critérios preconizados no “Protocolo de Acolhimento e Classificação de Risco” do HSJ, identificando os atendimentos por cores com o seguinte nível de urgência:

  1. Vermelho – Emergência
  2. Amarelo – Urgência
  3. Verde – Não Urgência
  4. Azul – Ambulatorial

Dentre as situações especiais, sempre que possível os pacientes idosos e oncológicos deverão ter prioridade no atendimento, respeitando o nível de classificação, salvo em situações em que os demais pacientes tenham evidências de que existe a necessidade de serem atendidos prioritariamente.

Para mais informações, acesse a página do Pronto Socorro

Como faço para obter informações dos pacientes no Pronto Socorro?

R: As informações são fornecidas em horários pré-definidos, pela equipe de enfermagem e se necessário pela equipe medica. Estes horários podem sofrer alterações caso haja uma emergência.

Quanto tempo leva para os exames feitos no Pronto Socorro ficarem prontos?

R: Os exames são realizados em laboratório terceirizado e podem levar até 04 horas para vir o resultado. Os exames de RX são realizados na hora.

Posso fazer curativos no Pronto Socorro?

R: Os curativos são realizados apenas aos domingos e feriados, no horário das 08h as 09h da manhã.  Durante a semana os curativos deverão ser realizados na unidade básica de saúde do bairro onde o paciente reside. Aos sábados pela manhã no PAMA II.

Posso fazer aplicação de medicamentos no Pronto Socorro?

R: Somente serão realizadas as aplicações que não são realizadas em farmácias e mediante apresentação de receita médica. No PAMA II também podem ser realizadas as aplicações de medicação, porém neste caso o receituário deve ser do SUS.

São realizados atendimentos por convênios e em caráter particular no Pronto Socorro?

R: Sim, o Pronto Socorro atende pacientes do SUS, convênios e particular. Porém os atendimentos serão realizados conforme o protocolo de classificação de risco, e não por convênio do atendimento.

Porque é obrigatório apresentar documento com foto para visitar e acompanhar pacientes internados?

R: A apresentação do documento para emissão da etiqueta de identificação faz parte das normas de Segurança do Paciente, acompanhantes e colaboradores. 

É permitido trazer flores ao paciente internado?

R: Não é permitido trazer flores ao Hospital. Apesar de belas, podem esconder sujeiras, germes e causar alergias.

Porque criança menor de 12 anos não pode entrar para fazer visita?

R: A entrada de menores de 12 anos somente será permitida para internações de longa permanência, pacientes paliativos e parturientes, conforme protocolo da instituição. O Hospital cuida de clientes imunossuprimidos (defesa diminuída). Só leve criança ao hospital quando estritamente necessário. Menores de idade podem incubar doenças que são mais facilmente transmissíveis.

Porque temos um número limitado de visitas por paciente?

R: Os pacientes internados necessitam de repouso e tranquilidade. O excesso de visitas atrapalha o processo de recuperação e o descanso dos pacientes, especialmente nos casos de acomodação coletiva.

Se eu estiver internada na Maternidade meu filho pode visitar?

R: Se for parturiente, é permitida a entrada dos filhos (menores de 12 anos) uma vez ao dia, durante 30 minutos mediante apresentação de identidade ou certidão de nascimento. Crianças maiores de 12 anos seguem o padrão de visitas instituído pelo HSJ.

Quantas pessoas podem aguardar na sala de espera enquanto o paciente está em cirurgia?

R: Atualmente é liberado a presença de 2 familiares para aguardar na sala de espera, salvo exceções justificadas para um número maior da familiar.

Quando o acompanhante tem direito a refeição?

R: Seguindo a legislação, pacientes menores de 18 anos e maiores de 60 anos tem direito a acompanhantes e estes, à refeição. Pacientes particulares, independente da acomodação, a refeição do acompanhante está inclusa. Para pacientes internados por planos de saúde com acomodação individual, as três principais refeições  são liberadas. Para as demais situações, deverá ser solicitado a avaliação do Serviço Social do HSJ.

Onde está localizado o Centro de Imagem do Hospital São José?

R: O CDI São José fica dentro do pátio do Hospital ao lado da Oncologia. Ao passar pela guarita principal, virar a direita e seguir até a última recepção.

Quais exames são realizados pelo CDI São José?

R: Os exames realizados pelo CDI São José são possuem tecnologia de alta definição, com imagens digitais. São eles: ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassonografia, mamografia, densitometria óssea, raio –x.

O CDI São José atende pacientes externos ou apenas pacientes internados?

R: O CDI São José atende tanto pacientes internados quanto externos. Realiza exames particulares, por convênios e pelo SUS e também tem a possibilidade de convênio com empresas.

Como faço para ser um voluntário do HSJ?

R: O HSJ possui Grupos de Voluntários que atuam em diversas atividades voltadas aos pacientes, acompanhantes e colaboradores. Para saber mais, procure o Setor de Gestão de Pessoas ou mande um e-mail para sejavoluntario@hmsj.org.br.

Como faço para solicitar a cópia do Prontuário Médico?

R: A solicitação e retirada da cópia do prontuário deve ser feita pessoalmente na Recepção Central do HSJ, de segunda à sexta-feira, das 09h as 12 e das 13h as 15h, conforme normas internas:

  • Paciente vivo e capaz: Trazer o documento Pessoal e Termo de solicitação de Prontuário devidamente preenchido e reconhecido em cartório.
  • Paciente incapaz ou menor de idade: Trazer documento pessoal e Termo de Solicitação devidamente preenchido (com dados do solicitante e do responsável) e reconhecido em cartório. O prontuário deverá ser solicitado pelo Responsável Legal do mesmo. Portanto, é obrigatório anexar ao Termo de Solicitação de Prontuário, um documento que comprove a situação de responsável legal do paciente.
  • Paciente falecido: O prontuário deverá ser solicitado pelo Responsável Legal do mesmo. Portanto é obrigatório anexar ao Termo de Solicitação de Prontuário, um documento que comprove a situação de responsável legal do paciente. O prontuário não será entregue aos familiares ou a terceiros caso o paciente tenha manifestado expressamente sua objeção à liberação do mesmo ou nos casos em que o paciente tenha solicitado que estes não tenham acesso a visitação ou qualquer contato durante a internação.
  • Advogados e terceiros: Para Advogados ou terceiros solicitantes, a entrega do prontuário será somente através de Procuração Pública Específica. Dúvidas, ligar no telefone 3274-5000 ramal 5249.