Orientações para Internação

procedimentos para sua internação

A internação só pode ser realizada sob a responsabilidade de um médico habilitado e cadastrado no Corpo Clínico do HSJ, que fornecerá a prescrição para sua internação. Por isso, é importante ter em mãos seus documentos originais: Carteira de Identidade, CPF e Cartão Nacional do SUS (CNS), além da carteira do Plano de Saúde e Solicitação de Internação ou Guia de Internação do convênio devidamente autorizada. Para as internações cirúrgicas, é necessário trazer a Guia do Serviço de Anestesiologia.

O HSJ presta serviços aos planos de saúde, desconhecendo as coberturas ou carências individuais. O cliente ou responsável legal deve estar ciente das limitações de cobertura do seu plano de saúde. Se um procedimento eletivo não for coberto pelo contrato (cliente x convênio), serão repassadas informações e esclarecidas as possibilidades de realizá-lo, mediante a contratação de forma particular.

Na urgência e com risco de morte, o procedimento será realizado mesmo sem esse contato prévio, sendo as questões administrativas e financeiras tratadas posteriormente. No ato da internação, o cliente receberá a Pulseira de Identificação, para efeito de registro e segurança. Também é fotografado, permanecendo sua imagem no Prontuário Eletrônico.

Pertences do cliente

O Hospital São José não se responsabiliza pela guarda ou extravio de pertences ou valores, sendo os mesmos de responsabilidade do cliente ou de seu responsável legal. Em caso de pertences esquecidos, os mesmos ficarão guardados por 30 dias e, após esse prazo, encaminhados para doação.

transferências internas

Em caso de transferência do cliente para a UTI ou outro setor do Hospital, o acompanhante deve liberar o leito, levando consigo os seus pertences.

Alta hospitalar

O procedimento para a Alta Hospitalar deve ser aguardado no quarto. A equipe de enfermagem acompanha o cliente ao Setor de Internação, para finalização do processo de alta. 

diferença de acomodação

Quando o cliente optar por acomodação de valor superior ao do ofertado pelo seu Plano de Saúde, deve solicitar (por si ou por seu representante legal) no ato de sua internação, mediante assinatura do Termo de Ajuste Prévio, responsabilizando-se pelo pagamento da diferença ao Hospital e à equipe médica. O pagamento do Hospital também deverá ser acertado até a alta hospitalar.

internações particulares

O Setor de Caixa é responsável pelo controle financeiro de todos os atendimentos particulares, internados e ambulatoriais e também pela cobrança de materiais, medicamentos e procedimentos não cobertos pelo plano de saúde do cliente.

Atendimento eletivo:

Quando o cliente optar por atendimento particular e não tenha conhecimento do orçamento, um funcionário do Setor de Caixa entra em contato com ele ou seu responsável, antes da data marcada para o procedimento, orientando sobre os valores e formas de pagamento. Nesse momento, o cliente saberá quanto deverá pagar no ato da internação.

Atendimento de urgência e emergência:

Quando o cliente decide internar-se em caráter particular, ele assina no ato da internação o Termo de Ajuste Prévio: nesse caso, após a internação e conhecimento da conduta médica, o Setor de Caixa entra em contato com o cliente ou seu responsável legal, para repassar o valor do orçamento prévio.

Em ambos os casos, todos os custos hospitalares, bem como os serviços de laboratório, exames de imagens e outros itens que compuserem a conta hospitalar, devem ser acertados até a alta hospitalar.

hotelaria hospitalar

Para proporcionar todo cuidado merecido, a Equipe de Hotelaria efetua, diariamente e sempre que necessário, adequada higienização e desinfecção do seu quarto. O enxoval do leito do paciente é trocado todas as terças-feiras e sábados, salvo intercorrências ou sujidade. A instituição não disponibiliza enxoval para acompanhantes de pacientes internados em acomodações coletivas.

higiene pessoal

O paciente e/ou acompanhante é responsável em providenciar para o período de internação itens de higiene pessoal, tais como escova de dente, fralda, shampoo, sabonete, creme dental, roupas intimas.

Pacientes em isolamento - Seguir as seguintes orientações:

  1.  Higienizar as mãos antes de entrar no quarto;
  2. Ao tocar no paciente ou prestar cuidados, utilizar o avental e luvas descartáveis;
  3. NUNCA sair do quarto com o avental e as luvas;
  4. NUNCA entrar em outros quartos com avental e as luvas
  5. NÃO tocar em outros pacientes com avental e as luvas;
  6. Ao sair do quarto, retirar o avental, jogar as luvas no lixo e higienizar as mãos.


Informações sobre pacientes internados na UTI I podem ser consultadas com o médico de segunda à sexta-feira, das 12h às 12h30, limitado a 2 pessoas.

Informações sobre pacientes internados na UTI II B podem ser consultadas com o médico na segunda-feira no primeiro horário de visitas e de terça à sexta-feira das 12h às 12h30, limitado a 2 pessoas.

Lembrando que todo o cliente deve ter um responsável por sua Internação. Para maiores informações, favor entrar em contato pelo telefone: (47) 3274-5000 ramal 5156 ou 5157, ou por e-mail internacao@hmsj.org.br

Links importantes

- Arquivo digital do Manual de Orientações para Clientes e Acompanhantes.

- Orientações ao Acompanhante

- Orientações ao Visitante