O Hospital - Comissões

COMISSÃO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR (CCIH)

A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar mantém um Programa de Controle de Infecção Hospitalar (PCIH) que é um conjunto de ações desenvolvidas sistematicamente, com vistas a redução máxima das Infecções Relacionadas à Assistência a Saúde. Ações estas baseadas em evidências científicas e normativas de órgãos governamentais como a ANVISA, Ministério da Saúde e afins.

COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MÉDICA (COREME)

A COREME é o órgão responsável pela coordenação e supervisão das Residências Médicas do Hospital São José. É estabelecido para planejar, coordenar, supervisionar e avaliar os programas de residência médica e os processos seletivos relacionados, conforme Resolução nº 2, de 3 de julho de 2013 da Comissão Nacional De Residência Médica (CNRM) órgão subordinado a Secretaria de Educação Superior. Atua nas especialidades de Clinica Médica e Cirurgia Geral.

COMISSÃO DE ÉTICA MÉDICA (CEM)

Conforme Art. 1º da Resolução CFM nº 1.657/2002 de 11 de dezembro de 2002, “As Comissões de Ética Médica (CEM) constituem, por delegação do Conselho Federal de Medicina, uma atividade das instituições médicas, estando a ele vinculadas”. Tem funções sindicantes, educativas e fiscalizadoras do desempenho ético da Medicina em sua área de abrangência. E Art. 2ª “As Comissões de Ética são vinculadas ao Conselho Regional de Medicina e devem manter a sua autonomia em relação às instituições onde atuam, não podendo ter qualquer vinculação ou subordinação à direção do estabelecimento”.

COMISSÃO DE CUIDADOS COM A PELE (CCP)

A Comissão de Cuidados com a Pele está designada a prestar e promover cuidados e tratamento aos pacientes portadores de lesões de pele, baseando-se na Lei 7.498/86 da Resolução 195/97, realizar consulta de enfermagem conforme Resolução COFEN 159/93 e prestar Sistematização da Assistência de Enfermagem como é preconizado na Resolução 358/09. A comissão tem por finalidade:

  1. Avaliar, realizar e promover sugestão para o tratamento e prevenção de feridas;
  2. Promover educação continuada para todos profissionais de enfermagem quanto à prevenção e tratamento de feridas;
  3. Acompanhar a evolução terapêutica dos casos em tratamento segundo preconização da comissão de curativos;
  4. Atualizar continuamente a comissão e os profissionais envolvidos no processo;
  5. Desenvolver a padronização de materiais (soluções e coberturas) a serem utilizados na realização de curativo;
  6. Promover divulgação da comissão e dos casos acompanhados.

COMISSÃO INTRA-HOSPITALAR DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS PARA TRANSPLANTES (CIHDOTT)

A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes -  CIHDOTT exerce suas atividades no Hospital São José desde 2008, consiste em realizar o diagnóstico dos paciente em investigação de morte encefálica, visando também o acolhimento familiar e viabilizando assim a doação multiorgânica quando a família manifestar esta vontade.

COMISSÃO DE ÉTICA DE ENFERMAGEM

A Comissão de Ética de Enfermagem (CEEn) rege-se por regimento próprio aprovado em Assembleia Geral da Categoria, realizada em 06/03/2006, atendendo a determinação da Decisão Coren/SC nº 002/2006. O Regimento Interno foi aprovado e homologado pelo Plenário do Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC),em sua 417 Reunião Ordinária, de 25 de janeiro de 2006.
A CEEn tem como finalidades: a orientação, a conscientização, o assessoramento, a emissão de pareceres e a compilação de fatos relacionados ao exercício ético-profissional da categoria.

A CEEn tem os seguintes objetivos:

  1. Divulgar o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem e as demais normas disciplinares e éticas do exercício profissional.
  2. Promover e/ou participar de atividades que visem à interpretação do Código de Ética e a sensibilização dos profissionais de Enfermagem em relação ao comportamento ético profissional.
  3. Promover e/ou participar de atividades multiprofissionais ligadas à ética.
  4. Assessorar e orientar a Direção/Gerência de Enfermagem, membros da equipe, clientes, familiares e demais interessados, sobre questões éticas e as implicações decorrentes de atitudes não éticas.
  5. Verificar as condições oferecidas pela instituição para o desempenho profissional da categoria.
  6. Averiguar denúncias ou fatos não éticos, fazendo os devidos encaminhamentos.

COMISSÃO DE FARMÁCIA E TERAPÊUTICA

A Comissão de Farmácia e Terapêutica tem por finalidade a formulação de diretrizes que envolvem a seleção, padronização, prescrição, aquisição, distribuição e uso de medicamentos e materiais hospitalares, atuando como uma das estratégias para monitorar a qualidade no uso destes itens.

COMISSÃO DE REVISÃO DE PRONTUÁRIOS E ESTATÍSTICAS DE ÓBITOS

A Comissão de Revisão de Prontuários e Estatística de óbitos tem como objetivo atender a resolução CFM N°. 1.638 de 10 de julho de 2002 e informar dados sobre a estatística de óbitos. A finalidade é assessorar a promoção de ações institucionais de melhoria contínua na gestão dos processos, elevando o padrão de serviços prestados, avaliação dos dados para decisões baseadas em fatos e dados e a busca constante da solução de problemas e da diminuição de erros.

COMISSÃO DE HUMANIZAÇÃO

A Comissão de Humanização desenvolve a cultura da humanização no ambiente hospitalar visando o cumprimento da política de gestão do HSJ que objetiva “assistência a saúde de forma segura e humanizada, em concordância também com os valores institucionais, concebendo e implantando novas iniciativas de humanização que venham a beneficiar os usuários e os profissionais de saúde.

COMISSÃO DE NEGÓCIOS

A comissão de Negócios tem  por finalidade a implantação de ações que visem a alavancagem das receitas financeiras dos convênios privados e particulares, estabelecendo políticas e diretrizes de trabalho, a fim de promover uma cultura hospitalar com foco em resultados financeiros que contribuam para a sustentabilidade do negócio melhorando continuamente a qualidade na assistência ao paciente. Tem como objetivo captar recursos financeiros para geração de bens e serviços tendo como consequência a circulação de capital de giro. Essa comissão define quais produtos e serviços a organização pretende fornecer, para quais mercados e quais clientes.

COMISSÃO DE QUALIDADE

A Comissão de Qualidade tem por finalidade a implantação de ações para a promoção da melhoria da qualidade no HSJ, estabelecendo políticas e diretrizes de trabalho, a fim de promover uma cultura hospitalar, visando garantir a qualidade dos processos na Instituição.

COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA E UTILIDADES

A Comissão de Infraestrutura e Utilidades tem por finalidade avaliar as demandas para aquisição de equipamentos, reformas em geral, alteração de layout, ampliações e demais assuntos relacionados a infraestrutura e utilidades.

COMISSÃO TRANSFUSIONAL

O Comitê Transfusional do Hospital São José é de natureza técnico científica permanente, com funções educativas. Tem por finalidade o desenvolvimento, aprimoramento e monitoramento das práticas hemoterápicas no Hospital São José.

NÚCLEO DE ACESSO E QUALIDADE HOSPITALAR (NAQH)

É uma comissão obrigatória instituída pelo Ministério da Saúde na Portaria 2.395 de 11/10/2011. A função dela é organizar o componente hospitalar da Rede de Atenção às Urgências e Emergências; garantir o uso dinâmico dos leitos hospitalares, promovendo a interface com as Centrais de Regulação;  propor mecanismos de avaliação por meio de indicadores clínicos e administrativos; acompanhar o processo de cuidado do paciente, visando ao atendimento no local mais adequado às suas necessidades; articular o conjunto das especialidades clínicas e cirúrgicas, bem como as equipes multiprofissionais, garantindo a integralidade do cuidado intra-hospitalar.

COMISSÃO DE SEGURANÇA DO PACIENTES

O objetivo do Núcleo de Segurança é promover melhorias relacionadas a Segurança do Paciente, de forma a prevenir e reduzir  a incidência de eventos adversos no atendimento e internação. Assegurando promoção de uma assistência segura e também na orientação aos pacientes, familiares e acompanhantes de pessoas internadas.

EQUIPE MULTIPROFISSIONAL DE TERAPIA NUTRICIONAL (EMTN)

A Comissão da Equipe Multiprofissional da Terapia Nutricional (EMTN) é uma equipe que abrange Médico - Nutrólogo, Nutricionista, Farmacêutico e Enfermeiro que atua na prevenção e tratamento de todos os pacientes que são submetidos à Terapia de Nutrição Enteral e parenteral, contribuindo para a sua boa evolução clínica e nutricional. É realizado um acompanhamento multiprofissional a todos os pacientes, garantindo a melhor qualidade no atendimento prestado durante a internação hospitalar.

COMISSÃO DE FILANTROPIA

A comissão tem por finalidade a implantação de ações para a realização da renovação do CEBAS (Certificado de Entidades Beneficentes de Assistência Social) assim como controlar a documentação necessária e os indicadores solicitados na renovação. O CEBAS possibilita a isenção das contribuições sociais, em conformidade com a Lei nº 8.212, de 24 de julho de 1991, e a celebração de convênios das entidades beneficentes com o poder público, entre outros benefícios.

COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES (CIPA)

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, é estabelecida pela NR 5 do MTE (Portaria nº 3214/78), tem como objetivos principais e prevenção de acidentes e promoção de bem estar dos funcionários, sua gestão é renovada anualmente e conta com 22 funcionários de diversos setores e formações profissionais o que garante uma atuação multidisciplinar